Campina Conectada

A SECTI através do Programa Campina Conectada objetiva atingir diretamente 100% da população campinense, com pontos de internet nos bairros do município, priorizando os de maior vulnerabilidade socioeconômica. 

Após agenda administrativa em Brasília da secretária Laryssa Almeida, bem como, várias reuniões em setores vitais do governo central e empresas privadas, possibilitou-se os primeiros passos para iniciar o programa. 

O Campina Conectada tem amplitude macro e com uma ação tecnológica, social e de empreendedorismo colaborativo enormes. A inclusão digital de todos os campinenses, especialmente dos que mais precisam, representa entrar na acessibilidade pela porta da frente com dignidade e rumo à cidadania digital que é o instrumento de maior integração e mobilidade social de nossa época. 

CONTRATO COM A COMUNIQ 

Recebemos a SECTI sem contrato de internet banda larga vigente. A partir da adesão a ata de registro de preços, já em janeiro de 2021, foram formalizados dois contratos com a empresa Comuniq para viabilizar link de internet de 100 megas dedicado, tanto na secretaria como na Estação Cidadania e Cultura, localizada nas Malvinas, onde a SECTI possui um telecentro. 

PARCERIA COM A CAJU 

Através de parceria com a empresa Caju Conecta instalamos ponto de wi-fi público no Parque da Criança, sem custo para a Prefeitura. O local escolhido é estratégico por se localizar na zona leste, de maior densidade demográfica da cidade, são aproximadamente 

74 mil pessoas distribuídas em 12 bairros e 70 escolas públicas no entorno. Assim, iniciamos as tratativas no segundo semestre de 2021, realizando um estudo no local para viabilidade e escolha dos aparelhos que suportam o trânsito de aproximadamente, 1000 pessoas por dia durante os finais de semana, conforme informado pela equipe da SEJEL. E em dezembro de 2021, a SECTI e a SEJEL, em parceria com a Caju Conecta, lançaram o wi-fi público gratuito dentro de toda extensão do Parque da Criança. 

PARCERIA COM A PROXXIMA 

Uma Novidade no Natal Iluminado 2021 foi o wi-fi público e gratuito. Parceria com a empresa privada Comuniq, disponibilizamos a rede de banda larga aberta (dual band, com frequência 2,4GHz e 5GHz), suportando aproximadamente 300 conexões simultâneas. O roteador teve alcance em toda a árvore e 150 metros de raio de diâmetro de onde está localizado. 

PARCERIA COM AS OPERADORAS DE TELEFONIA 

A SECTI está elaborando um projeto para tráfego patrocinado com todas as operadoras de telefonia, visando que os cidadãos de Campina Grande possam acessar as aplicações da PMCG e sem consumo dos dados móveis do seu pacote de telefonia. O objetivo dessa ação é que os cidadãos tenham cada vez mais acesso a todos os serviços digitais oferecidos pela PMCG sem precisar se deslocar a vários prédios públicos ou até mesmo sem sair de casa, ou seja, a PMCG na palma da mão. 

RNP – REDE NACIONAL DE PESQUISA: 

Em parceria com a RNP, organização do Governo Federal, estamos trazendo conectividade com internet de alta qualidade e performance para as Praças da Bandeira e Clementino Procópio. Atualmente, esse espaço é caracterizado pela insegurança, violência, grande número de moradores de rua, semi utilização de espaço público, necessidade de incremento inovador e transformador por parte da municipalidade. Com a rede instalada, ofertaremos não só ao comércio local possibilidade de inovação para o seu negócio, como também, mudaremos a realidade daquele local com a possibilidade de projetos intersetoriais para a uma nova estruturação do ambiente. 

 

Lan House Social Campina

O projeto Lan House Campina Social tem como objetivo central à inclusão digital dos cidadãos de Campina Grande que estão em situação de menor favorecimento, oferecendo espaços para que eles possam estudar, fazer cursos, trabalhar e utilizar serviços disponíveis em meios digitais.  

As salas serão divididas entre as quatro zonas de Campina Grande e outra ficará no prédio Sede da SECTI, que está localizada no centro da cidade e próximo ao terminal de integração.  

A inclusão digital é mais do que oferecer apenas acesso à internet, esses espaços irão possuir computadores e a infraestrutura necessária para o pleno usufruto de todos, pensando nas oportunidades disponíveis nas plataformas digitais (cursos, oportunidades de empregos, entrevistas, aulas online e etc.) e no quanto a tecnologia pode impactar e transformar a vida de todos. 

Público alvo: A população de Campina Grande em geral, com prioridade para regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica.