Através de um trabalho conjunto da SECTI com a SEAGRI, durante o primeiro semestre de 2022, passamos a desenvolver um projeto de inclusão econômica e social a partir de um ambiente produtivo de negócios e serviços, por meio da geração de emprego e renda, com a expectativa de viabilizar o resgate da dignidade da pessoa humana, melhoria de qualidade de vida, autonomia financeira e construção de riquezas comunitárias para população que vive em situação de risco e vulnerabilidade social na Zona Rural de Campina Grande-PB.

De acordo com o estudo de viabilidade técnica feito em parceria com a Secretaria de Agricultura, implementaremos um sistema integrado de criação de peixe Tilápia e Hortaliças na zona rural do município. O investimento do projeto, que contará com a parceria de instituições financeiras, é de baixo custo, sobretudo considerando que as propriedades visitadas já possuem tanques e estrutura inicial básica construída pela SEAGRI. A expectativa é de um retorno alto, com garantia de alimento e geração de renda para zona rural da cidade através da inovação.

Trata-se de um sistema de recirculação e reuso da água com uso no modelo Floating (piscinas ou câmaras de cultivos) onde os nutrientes serão produzidos pelos peixes. Será utilizado o método da aquaponia, que integra o peixe e as hortaliças em um mesmo sistema. Este sistema é fácil de usar e oferece uma produção maior em comparação com outros métodos de cultivo. Da mesma forma, graças às suas características, é possível produzir mais alimentos saudáveis e autoconsumo e 100% livres de produtos químicos.

projetos

Clique no curso que deseja saber mais.