Recicla Tech

O projeto foi lançado em 2021 em parceria com a SESUMA, conseguindo ao longo do ano a recuperação de 25 computadores, 17 cpus, 1 computador completo, 1 ipad, 3 notebooks, 1 netbook e 8 Roteadores para reaproveitamento e reutilização que funciona dentro da própria
secretaria. Já foram entregues monitores e computadores para Controladoria Geral do Município, SINE Municipal e Casa da Esperança II.

A campanha NATAL TECH recebeu doações de materiais eletrônicos para serem recuperados e disponibilizados às casas da esperança, I, II e III que abrigam crianças e adolescentes, boa parte alunos da rede municipal de ensino. Para essa ação foram estabelecidos dois pontos de coleta, na SECTI e na SESUMA, também foi disponibilizado um contato whatsapp, para agendamento e posterior coleta em domicílio. 

O Recicla Tech continua em 2022 e para mais informações para doações e descartes, leia as informações abaixo:

Procel Reluz

O Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes, denominado PROCEL RELUZ foi instituído em 2000 pela ELETROBRAS, com o apoio do Ministério de Minas e Energia, sendo implementado pelas concessionárias de energia elétrica com a participação das prefeituras e governos estaduais. 

O PROCEL RELUZ objetivou promover o desenvolvimento de sistemas eficientes de iluminação pública e sinalização semafórica, a valorização dos espaços públicos urbanos e melhoria da segurança da população. 

A SECTI prospectou o edital e no mês de agosto, em parceria com a SECOB, submeteu o projeto no valor total de R $3.082.332,17, para investimentos na modernização da iluminação pública. 

O projeto foi aprovado na chamada pública do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, para eficientizar 1.952 pontos de iluminação pública (substituindo luminárias tradicionais por luminárias de led), contemplando 23 avenidas, beneficiando os bairros de Itararé, Cruzeiro, Bodocongó, José Pinheiro, Presidente Médici, Distrito dos Mecânicos, Catolé, Centro, Prata, São José, Santo Antônio, Liberdade, Alto Branco, Palmeira e Ponto Cem Réis. Além disso, a economia de energia gerada por ano será de 1.5Gwh ou 1.5 milhões de KWh, que representam R $580.000,00 por ano a menos na fatura da CIP (Contribuição de iluminação Pública). 

 

Minha Árvore

O maior propósito mundial nos tempos atuais é a construção de Cidades Inteligentes, capazes de serem humanas, conectadas e cada vez mais sustentáveis. A rota de transformação é uma sequência de ações capaz de mudar o hoje e o agora. As mudanças climáticas são uma realidade e as árvores são a peça fundamental para garantir um futuro com mais equilíbrio ecológico. 

O principal objetivo do Programa Minha Árvore é aumentar a cobertura vegetal do município, consistindo também, na distribuição de mudas e plantio com os moradores, de forma que a própria população possa se responsabilizar pela implantação das novas espécies de árvores, mudando completamente a paisagem urbana, colocando Campina Grande entre as cidades mais verdes do País. 

Pensando nisso, a SECTI topou o desafio de construir uma solução capaz de receber todas as solicitações de plantio na zona urbana de Campina Grande, além disso, nos propomos a identificar o mapeamento de arborização com georreferenciamento, através dos próprios cidadãos que serão os grandes agentes de transformação. Eles serão responsáveis por plantar mudas, mapear pela cidade as plantas e árvores que estão no seu ambiente e incluir dentro da solução para ganhar moedas que poderão ser trocadas por descontos e brindes em estabelecimentos comerciais e de serviços na cidade. A iniciativa já conta com parceria com a Andrade Marinho L M F Construções, com a FIEP e o SESI MUSEU DIGITAL