A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), lançou o edital para o Hackathon “Mulheres que Inovam”, uma iniciativa voltada exclusivamente para mulheres. O evento, agendado para os dias 08 e 09 de março, homenageia o mês da mulher e tem como objetivo principal catalisar ideias que tragam soluções sustentáveis para Campina Grande.

O desafio proposto concentra-se na busca por soluções criativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os modernos critérios de ESG (Ambiental, Social e Governança). Com Campina Grande influenciando diretamente mais de 30 cidades circunvizinhas e atingindo uma população de mais de um milhão de pessoas, a intenção é fomentar o empreendedorismo social e sustentável, destacando o papel crucial da mulher na inovação e no desenvolvimento local.

As inscrições estão abertas até o dia 23 de fevereiro, permitindo a participação tanto individual quanto em grupos de 3 a 5 integrantes. O resultado da seleção das inscritas será divulgado em 26 de fevereiro, e já no dia seguinte, 27 de fevereiro, começam os desafios diários propostos para os selecionados. A programação conta com etapas de ideação, mentorias e avaliações para destacar as melhores soluções desenvolvidas durante o evento.

Além da oportunidade de contribuir para um futuro mais inovador e sustentável, as participantes terão a chance de conquistar duas vagas de estágio remunerado na área de Tecnologia, Análise de Dados e Desenvolvimento. As vencedoras serão reveladas em 09 de março de 2024 e assinarão contratos de estágio remunerado de 6 meses, com possibilidade de renovação. Este estágio destina-se a estudantes de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e áreas correlatas, em cursos presenciais na cidade de Campina Grande.

A secretária da SECTI, Laryssa Almeida, enfatizou a importância da iniciativa para o ecossistema: “Queremos promover a participação da mulher na inovação da nossa cidade e buscar soluções sustentáveis e inclusivas. A força feminina, mais uma vez, vai fazer história em Campina”, concluiu.