A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), lançará nesta segunda-feira, 11, a nova edição do projeto “Campina Social Play”. A meta é despertar o interesse das crianças para ciência e tecnologia utilizando vivência com games educativos, além de oficinas de robótica e ciências naturais para os estudantes da rede municipal de ensino.

Como foco principal dessa nova fase, o objetivo é estimular a iniciação à robótica ainda na infância. Além do estímulo à robótica, a Secti se preocupa com o fator ambiental, por isso, o “Campina Social Play”, propõe a utilização de materiais recicláveis e de baixo custo. Através das oficinas é possível atrair de forma multidisciplinar a atenção dos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho 4.0, começando esse trabalho ainda dentro da sala de aula.

O primeiro local que vai receber essa nova versão do projeto, será a Escola Municipal Leonardo Vitorino Guimarães, no bairro do Pedregal, que contará com uma semana com programação especial. Outras escolas, durante o segundo semestre, receberão as oficinas do “Campina Social Play”.

“O Campina Social Play é um projeto importante e que certamente vai estimular a vontade dessa nova geração em procurar, no futuro, formação nas áreas de ciência ou tecnologia. Para nós, da Secti, é muito gratificante saber que Campina Grande está indo na mesma direção do futuro, preparando sua juventude para o mercado de trabalho no setor da tecnologia, que tanto precisa de profissionais”, disse a secretária Laryssa Almeida.

O projeto Campina Social Play está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que faz parte da “Agenda 2030” da ONU, a Organização das Nações Unidas. Atendendo as metas estabelecidas nas ODS abaixo:

ODS 9 – Inovação: Construir infraestrutura resiliente promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentável.

Para o secretário da Seduc, Raymundo Asfora Neto, o município ganha com a parceria entre as secretarias, especialmente os alunos da rede municipal. “Essa parceria com a Secti é extremamente importante. Ano passado a rede municipal de ensino conseguiu avançar bastante na infraestrutura de conectividade e a gente entende que precisa somar esforços, no sentido de implementar não só as Lan House’s Sociais, mas também trabalhar conjuntamente a temática da robótica e programação, seguindo as orientações do Prefeito Bruno Cunha Lima”, disse Asfora.

Programação do Campina Social Play

SEGUNDA:

9h – Abertura com presença de autoridades;

Palestra sobre introdução à robótica

Demonstração de experimentos com material reciclável;

TERÇA:

8h – Oficinas para alunos do 6º ano – protótipo de robô montado com rolo de papel higiênico + contato de game desenvolvido pela SECTI;

QUARTA:

8h – Alunos do 7º ano vão montar um mini circuito, positivo e negativo, para ascender um LED;

Montagem de animais usando a criatividade dos alunos com material reciclável;

QUINTA:

8h – Alunos do 8º ano vão desenvolver um circuito elétrico fechado;

Circuito de desafios;

SEXTA:

Alunos do 9º ano vão montar carrinho de controle remoto com circuito fechado, onde o carrinho vai se mover. (princípio da robótica bem evoluído).