Projeto de Cidades Inteligentes em Campina Grande 

A PMCG através da SECTI desenvolveu uma parceria com ABDI e Sudene visando lançamento de Sandbox e implantação de câmeras de monitoramento de alta tecnologia. O Projeto, que também envolve a STTP, vem garantir o investimento de 2 milhões e tem como objetivo usar a tecnologia para melhorar a segurança pública na região central de Campina Grande. 

O projeto conta com a instalação de 20 câmeras de videomonitoramento; software de reconhecimento facial com inteligência artificial; servidor para armazenamento de imagens; e quatro câmeras capazes de identificar placas de veículos, operadas a partir do Centro de Comando e Operações da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos. Os equipamentos contam com tecnologia de inteligência artificial e serão um reforço para a gestão da segurança do município paraibano. 

Pensando nos servidores e facilitando a implementação, a parceria trouxe oficinas de capacitação com objetivo de implementar uma área de demonstração de tecnologias para Cidades Inteligentes, com foco em segurança pública, contemplando: centro de comando e operações, reconhecimento facial, reconhecimento de placas e inteligência artificial no município de Campina Grande/PB. Foram no total 3 capacitações em 2021: Cidades Inteligentes (julho), Sandbox (agosto) e de Segurança Pública (dezembro), atingindo mais de 130 servidores. 

Submissão de Carta para a United States Trade and Development Agency

Após contato com a USTDA submetemos carta solicitando Assistência Técnica para melhorar as operações da cidade, reduzir custos e fornecer serviços públicos eficientes e confiáveis para os cidadãos, com objetivo de desenvolver uma moderna e tecnologicamente avançada infraestrutura de TIC para o governo municipal. A parceria com a USTDA consistirá na contratação de consultorias para elaboração de projetos de referência para o desenvolvimento social, humano, tecnológico, inovador e econômico de nossa cidade. 

As principais áreas escolhidas para elaboração de iniciativas Smart City e as suas aplicações associadas foram: 
Serviços de Saúde Pública, Educação Pública Municipal, Serviços Gerenciados de Segurança Pública e Transporte, Iluminação Pública e Gestão de Coleta de Lixo, Serviço de Banda Larga para Serviços Municipais, Eficiência Energética e Tecnologias de Automação.

Avançando na parceria, no dia 8 de dezembro de 2021, recebemos em Campina Grande Rodrigo Mota, representante no Brasil da agência americana, para reunião com equipe da Prefeitura Municipal, especificamente da SECTI e Secretaria de Finanças – SEFIN, com presença dos secretários Laryssa Almeida (SECTI) e Gustavo Braga (SEFIN). A equipe da PMCG também viabilizou visita técnica da USTDA ao VIRTUS, um núcleo de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação, comunicação e automação ligado ao CEEI/UFCG