A parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Municipais de Assistência Social (Semas), Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Educação (Seduc), com o Instituto Alpargatas e Alicerce Educação, garantiu a qualificação de 34 alunos trans em cursos de capacitação profissional. Eles participaram, durante três meses, da turma pioneira do projeto “AlpaTRANSforma, Futuros Possíveis”, cuja meta é promover a qualificação de pessoas LGBTQIA+ para o mercado de trabalho. A cerimônia para entrega dos certificados de conclusão do curso foi realizada nesta quinta-feira, 10, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), com a presença de autoridades.

O evento encerrou o primeiro ciclo da capacitação, iniciado em novembro do ano passado, e que teve como meta ampliar o aprendizado dos participantes, desenvolvendo conhecimentos da base de leitura, escrita, matemática, além de competências socioemocionais e de educação digital. As aulas, com duração de três meses, foram realizadas no auditório da SECTI, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h, de forma presencial e seguindo todos os protocolos sanitários.

Participaram da solenidade os secretários municipais Raymundo Asfora (Seduc); Valker Neves (Semas); Laryssa Almeida (SECTI); Socorro Siqueira (secretária Executiva de Educação do município); além de Berivaldo Araújo (diretor da Alpargatas) e Mário Fernandes, coordenador LGBTQI+. Também presentes na ocasião Thiago Ezequiel (guia do Instituto Alicerce); Gustavo Andrade (gerente do Senai); Elias Martins (gerente de Pessoas da Alpargatas) e Laura Brasil (coordenadora do Centro de Referência do Estado) e Edna Silva, coordenadora da Pessoa com Deficiência no Município.

Na abertura, de forma online, o vice-diretor do People Global da Alpargatas, Roberto Danielo disee estar honrado em prestigiar a formação da primeira turma do AlphaTRANSforma, que é fruto de um trabalho em equipe. “Parabenizo a todos e reforço a importância da parceria com a Prefeitura de Campina Grande”, ressaltou o vice-diretor. Também de forma remota, Ana Carolina Castro, diretora da Nação, Implantação, Execução da Alicerce Educação, elogiou o trabalho realizado, sempre buscando o melhor para resgatar o potencial de cada um dos alunos.

Na sequência, a secretária Laryssa Almeida (SECTI), lamentou a morte precoce de um dos alunos, vítima da covid-19, ocorrido logo no início do curso. Ela ressaltou que a expectativa de vida de uma pessoa trans é de apenas 34 anos. É uma realidade detectada por ONG´s e que deve ser uma preocupação por parte das gestões públicas”, disse.

“Além da empregabilidade dessas pessoas, que é de 4% da população trans que se encontra em empregos formais com possibilidade de promoção e progressão de carreira, 6% estão em atividades informais e subemprego e 90% estão na prostituição, porque não encontram outras perspectivas de vida”, destacou Laryssa.

O secretário Valker Neves (Semas), também lamentou a morte da aluna. “Precisamos valorizar a vida em seus mais diversos aspectos. E também quando se trata de tempo, recursos e tudo que chega em nossas mãos. A Alpargatas tem estendido as mãos a quem mais precisa, isso é motivo de toda gratidão” ressaltou Valker Neves.

Asfora Neto, secretário de Educação, elogiou a atuação e parceria da Alpargatas com a Prefeitura e destacou o papel relevante da empresa, no município, trazendo ainda mais cidadania. “Uma das provas disso é a formação dessa primeira turma do curso AlphaTRANSforma. Nosso respeito e gratidão a cada um de vocês”, ressaltou o secretário.

Berivaldo Araújo, diretor da Alpargatas, lembrou todas as fases do projeto, desde o planejamento até esse primeiro resultado, sempre movido pelo respeito às pessoas. Ele destacou também, a primeira etapa da seleção dos alunos, que acontece já na próxima segunda-feira, 14, para atuarem no grupo Alpargatas. “O melhor está por vir, acredite em cada um de vocês” enfatizou o diretor.

Ao final, representando a turma, os alunos Talita Vasconcelos, Eric Costa e Bel Brasil, agradeceram à Alpargatas e a Prefeitura de Campina Grande. “Topamos esse desafio em prol do nosso crescimento pessoal e profissional. Agradecemos pelo apoio, incentivo, amizade e fortalecimento, que culminou nessa conclusão. Obrigado por acreditarem nos futuros possíveis”, ressaltou a aluna, Talita. Em seguida foi realizada a entrega dos certificados aos 34 alunos concluintes.