A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, participou na tarde desta quinta-feira, 22, na Câmara de Vereadores, da Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2023. Na ocasião, foi apresentado o balanço dos projetos e iniciativas executados durante a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima.

Mereceram destaque projetos em prol da conectividade e da inclusão digital como o Campina Conectada e o da Lan House Social, onde acontecem cursos de Letramento Digital, também com turmas específicas para idosos, as quais foram demandadas em reuniões do Orçamento Participativo. Atualmente estão em funcionamento as unidades das Malvinas, Feira Central e APAE.

A secretária também apresentou o trabalho voltado para popularização da ciência e da tecnologia, realizado com o Campina Social Play, que acontece nas escolas do município e já beneficiou mais de 300 estudantes. O projeto ensina princípios de robótica utilizando sucata, mostrando como conciliar tecnologia e sustentabilidade. A secretária tem colocado a tecnologia a serviço do meio ambiente também com o projeto Minha Árvore, idealizado pela Sesuma. A Secti está desenvolvendo um aplicativo onde será possível, por exemplo, solicitar a poda de árvores.

No que se refere ao compromisso da Secti com o incentivo ao empreendedorismo, Laryssa Almeida apresentou o Impulse Campina Powered by InovAtiva, um programa gratuito de aceleração de projetos inovadores. A secretária frisou a importância desta ação para o município “É um estímulo para o empreendedorismo inovador na nossa cidade e um grande motivo de orgulho, porque Campina Grande está sendo uma cidade pioneira na execução local do programa. Até dezembro estaremos acompanhando essas 20 startups selecionadas e no próximo ano, estaremos lançando novos editais”, comemorou.

Laryssa, que também está interinamente à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, aproveitou a oportunidade da audiência pública da LOA para ressaltar as ações que estão sendo realizadas para o desenvolvimento e o turismo local, dentre elas o Festival de Inverno. “Estivemos com uma participação muito exitosa no Festival, onde o prefeito Bruno Cunha Lima foi o terceiro prefeito que realizou o fomento antes da realização do evento em 47 anos de história.” A secretária também destacou a participação de Campina Grande na ABAV Expo & Collab, maior feira de turismo da América Latina, e o Natal Iluminado, que este ano dará uma atenção especial para a projeção de espaços inclusivos, de forma que todos possam aproveitar o evento. Ao final da apresentação a secretária ainda anunciou a realização de uma Feira do Empreendedor no Aluízio Campos.