A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), promoveu, durante a manhã desta quarta-feira, 18, as inscrições para as novas turmas do Curso de Letramento Digital para a Melhor Idade. No total serão 16 alunos, divididos em duas turmas.

 

 

O curso será ministrado na modalidade presencial, na Alan House Social da Estação Cidadania e Cultura, no bairro das Malvinas. As aulas das novas turmas começarão na próxima segunda-feira, 23, com uma turma às 13h e outra às 14h30.

O objetivo do curso é preparar os idosos para noções básicas de informática como digitação, elaboração de apresentações de planilhas em excel, realização de pesquisas e manuseio das redes sociais, dentre outros conteúdos que serão abordados com o propósito de contribuir na qualificação daqueles que ainda permanecem no mercado de trabalho.

 

 

“Nosso objetivo é promover inclusão digital e social, além de criar ambientes que possam facilitar essa inserção do idoso no mundo da tecnologia. A perspectiva é de chegar em outros bairros e alcançar um maior número de pessoas com essa iniciativa”, pontuou a secretária Laryssa Almeida.

Uma pesquisa divulgada no ano de 2018 e divulgada em 2020, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de brasileiros que não tinham acesso à rede mundial de computadores ou dispositivos tecnológicos era de 54,5 milhões, o que correspondia a 30,2% da população com 10 anos ou mais de idade.

Para a aposentada, Maria das Graças, essa é uma oportunidade de aprendizado. “Eu mal sei mexer no celular e quero aprender bastante para usar a internet e descobrir o que o mundo digital tem para mim.”, pontuou.

O curso terá a duração de 10 semanas e ao final os alunos receberão certificado.

Codecom