O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima , a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Laryssa Almeida, e os secretários Félix Araújo Neto (Planejamento) e Gustavo Braga (Finanças), assinaram no início da tarde desta quarta-feira, 11, na Secretaria de Planejamento (Seplan), o protocolo de intenções para implementação da tecnologia 5G na cidade de Campina Grande. A cidade, que foi escolhida pela Anatel para estudos de cibersegurança em 5G, numa parceria com a UFCG, busca também articulações para garantir os benefícios de conexões 100 vezes mais rápidas do que a velocidade oferecida pelo 4G.

Ao lado do secretário de Planejamento, Félix Neto, Laryssa Almeida deu o passo inicial para que a cidade faça parte do projeto Conexão 5G, liderado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e desenvolvido pelas empresas Nokia e Jugano. O projeto adapta luminárias públicas para que funcionem como antena de celular, espalhando sinal, como wi-fi. A tecnologia inédita para implantação de redes inteligentes de 5G viabiliza a transformação digital do município.

O projeto piloto está programado para operar  nas cidades de Curitiba (PR), Jaraguá do Sul (SC), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE) e Araguaína (TO). As cidades integrantes do projeto poderão produzir receitas complementares, por meio do aluguel das antenas para as operadoras de rede móvel.

“A rede 5G é o pilar da transformação digital e sua implantação é fundamental para o desenvolvimento dos nossos projetos de cidades inteligentes e de conectividade. Por isso, o nosso total empenho nas articulações para integrar o Conexão 5G com a ABDI. Hoje conseguimos formalizar um protocolo de intenções que nos aproxima ainda mais dessa realidade”, afirmou a secretária.

Laryssa ainda lembra toda a expertise de Campina Grande na produção de conhecimento científico e tecnológico, o que credencia a cidade para continuar na vanguarda de experiências de inovação tecnológica com impacto no desenvolvimento, como é o caso do projeto Conexão 5G.